quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fotometragem e Exposição

Saber como a sua câmera digital faz a fotometragem é crítico para atingir exposições consistentes e precisas. A fotometragem é a maneira pela qual a sua câmera determina a abertura e velocidade no momento em que uma foto é feita, baseando-se nas condições de luz e o ISO. Os modos de fotometragem normalmente incluem: parcial, por zona, matricial, evaluativa, com peso no centro e fotometragem pontual. Cada um desses modos é mais (ou menos!) indicado para determinadas condições de luz. Compreender cada uma dessas condições pode melhorar a intuição fotográfica de como a câmera mede a luz.


Introdução: luz incidente vs. luz refletida

Todos os fotômetros embutidos nas câmeras têm uma característica fundamental: eles só podem medir a luz que é refletida. Isso significa que o melhor que eles podem fazer é calcular quanta luz está realmente atingindo o sujeito sendo fotografado (em oposição a medi-la diretamente).

incident vs. reflected light meters

Se todos os objetos refletissem a mesma porcentagem de luz incidente então não haveria nenhum problema com esse tipo de fotometragem, mas os objetos do mundo real tem refletância muito diferentes. Por esse motivo os fotômetros embutidos em câmeras são padronizados baseados na quantidade de luz que seria refletida por um objeto com a aparência do chamado 'cinza médio'. Se a câmera é mirada diretamente para qualquer objeto mais claro ou mais escuro que o cinza médio, o fotômetro irá, incorretamente, calcular sub ou super-exposição, respectivamente. Um fotômetro de mão, por outro lado, calcularia a mesma exposição para qualquer objeto sob uma mesma luz.

Aproximações* de 18% de luminância:
18% Cinza 18% Tom Vermelho 18% Tom Verde 18% Tom Azul

*Mais preciso quando se usa um monitor que imita o espaço de cor sRGB

e que esteja calibrado corretamente.

Os monitores emitem (e não refletem) a luz e essa também é uma limitação fundamental.

Mas, afinal, o que é o cinza médio? Na indústria de impressão ele é padronizado como a densidade de tinta que reflete 18% da luz incidente, mas câmeras raramente aderem a esse padrão. Esse tópico mereceria uma discussão especial, mas no escopo desse tutorial basta saber que cada câmera tem um padrão que fica entre os tons médios de cinza (algo como ~10-18% de refletância). Fotometrar com base num objeto que reflete mais ou menos luz do que isso pode fazer com que o algoritmo de fotometragem da sua câmera fique um pouco 'confuso' -- indicando sub ou super-exposição, respectivamente.



Veja o restante da materia

http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/pt-br-camera-metering.htm