quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Miséria Fotográfica

Miséria Fotográfica by Yuri Bittar
Miséria Fotográfica, a photo by Yuri Bittar on Flickr.

Por Yuri Bittar

Não meus amigos, não estou falando de nenhum fotógrafo "mão-de-vaca", e nem da situação da fotografia no Brasil. Este título, na verdade, refere-se à atração que grande parte dos fotógrafos, por todo o mundo, e mais ainda por aqui, tem pelo tema social, mais precisamente pela miséria e pelo sofrimento humano. E é isso que quero discutir no novo artigo no meu site: A Miséria Fotográfica.


Ícone de exibição de Yuri BittarGaleria de Yuri Bittar


sábado, 8 de outubro de 2011

Stranger # 6

Stranger # 6 by buiu
Stranger # 6, a photo by buiu on Flickr.

Um amigo fazendo sua parte

100 Strangers "Buiu"


100 Strangers, 100 Personalidades, 100 Stories

Quando nos encontramos Buio , de São Paulo , ele nos diz: "Eu não sei ao certo como o projeto começou. Eu costumava atirar em um monte na rua com meus amigos e com o tempo eu estava dirigindo meu estilo de retratos. gostei para fotografar pessoas, mas era tímido demais para abordá-los e pedir uma foto. Um dos meus amigos, Weeney Bolfaine , foi quem me apresentou o projeto estranhos 100. Eu não dei um sh * t, mas ao longo do tempo eu estava pedindo estranhos na rua para uma fotografia e geting o projeto juntos foi apenas combinando a imagem com as histórias dos povos, ou, como na maioria das vezes, a escrita como eu comecei a conhecer as pessoas.

Para Buio, não há segredo para o projeto estranhos 100:. "Just alguém abordagem, se apresentar, falar sobre a sua fotografia Deixando algumas informações de contato (telefone ou e-mail) garante um grau de confiança com os estranhos e assim fazer as fotos . "

Ele foi capaz de obter um lote de inspiração off Flickr: "Algumas fotos Flickr são ótimas referências para fotografar retratos Eu gosto do trabalho de. Benoit Paille , Schwarze Markus , M. Eduardo Viero , Bolfaine Weeney , Leonardo Cardoso , Lam Billy , e Lauren . Eu não terminei meu projeto. estou no meio e na verdade tem várias fotos que não foram lançados e um plano para voltar ao projeto em breve.

Entrevista pelo blog do Flickr

Estação Vila Madalena

Estação Vila Madalena by kassá
Estação Vila Madalena, a photo by kassá on Flickr.

Estação Vila Madalena do Metrô vira obra de fotógrafo.

Ícone de exibição de kassá

Galeria de kassá


O fotógrafo Samuel Kassapian Jr clicou uma imagem peculiar da estação Vila Madalena do Metrô e postou em seu perfil do Flickr neste sábado, dia 1º de outubro. Nota-se que o ponto de visão é diferente do que se encontra normalmente em imagens da estação, dotado de uma simetria ímpar.

Matéria do VILA MUNDO.

Heraclides thoas brasiliensis = Popular Caixão de Defundo

Borboletário do Parque Ecológico do Jardim Piratininga.

Rua Davis Silva, 111 - Jardim Piratininga - Osasco
Fone: 3602-1014



Borboleta

Borboleta by Adar Rodrigues
Borboleta, a photo by Adar Rodrigues on Flickr.

Borboletário do Parque Ecológico do Jardim Piratininga

Rua Davis Silva,111 Jardim Piratininga

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fotometragem e Exposição

Saber como a sua câmera digital faz a fotometragem é crítico para atingir exposições consistentes e precisas. A fotometragem é a maneira pela qual a sua câmera determina a abertura e velocidade no momento em que uma foto é feita, baseando-se nas condições de luz e o ISO. Os modos de fotometragem normalmente incluem: parcial, por zona, matricial, evaluativa, com peso no centro e fotometragem pontual. Cada um desses modos é mais (ou menos!) indicado para determinadas condições de luz. Compreender cada uma dessas condições pode melhorar a intuição fotográfica de como a câmera mede a luz.


Introdução: luz incidente vs. luz refletida

Todos os fotômetros embutidos nas câmeras têm uma característica fundamental: eles só podem medir a luz que é refletida. Isso significa que o melhor que eles podem fazer é calcular quanta luz está realmente atingindo o sujeito sendo fotografado (em oposição a medi-la diretamente).

incident vs. reflected light meters

Se todos os objetos refletissem a mesma porcentagem de luz incidente então não haveria nenhum problema com esse tipo de fotometragem, mas os objetos do mundo real tem refletância muito diferentes. Por esse motivo os fotômetros embutidos em câmeras são padronizados baseados na quantidade de luz que seria refletida por um objeto com a aparência do chamado 'cinza médio'. Se a câmera é mirada diretamente para qualquer objeto mais claro ou mais escuro que o cinza médio, o fotômetro irá, incorretamente, calcular sub ou super-exposição, respectivamente. Um fotômetro de mão, por outro lado, calcularia a mesma exposição para qualquer objeto sob uma mesma luz.

Aproximações* de 18% de luminância:
18% Cinza 18% Tom Vermelho 18% Tom Verde 18% Tom Azul

*Mais preciso quando se usa um monitor que imita o espaço de cor sRGB

e que esteja calibrado corretamente.

Os monitores emitem (e não refletem) a luz e essa também é uma limitação fundamental.

Mas, afinal, o que é o cinza médio? Na indústria de impressão ele é padronizado como a densidade de tinta que reflete 18% da luz incidente, mas câmeras raramente aderem a esse padrão. Esse tópico mereceria uma discussão especial, mas no escopo desse tutorial basta saber que cada câmera tem um padrão que fica entre os tons médios de cinza (algo como ~10-18% de refletância). Fotometrar com base num objeto que reflete mais ou menos luz do que isso pode fazer com que o algoritmo de fotometragem da sua câmera fique um pouco 'confuso' -- indicando sub ou super-exposição, respectivamente.



Veja o restante da materia

http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/pt-br-camera-metering.htm


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Radinho cebola de pilha

Sonífera Ilha
Titãs

Não posso mais viver assim
Ao seu ladinho
Por isso colo o meu ouvido
No radinho de pilha
Prá te sintonizar
Sozinha, numa ilha...

Sonífera Ilha!
Descansa meus olhos
Sossega minha boca
Me enche de luz
Sonífera Ilha!
Descansa meus olhos
Sossega minha boca
Me enche de luz...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

São Paulo Nua & Crua



Um estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) revelou que existem cerca de 18.000 moradores de rua em São Paulo. Deles, 84% são homens com idade média de 40 anos e a porcentagem de negros também é maior.

Fonte: semteto.wordpress.com/category/moradores-de-rua/

sábado, 30 de julho de 2011

Ensaio em Paranapiacaba


Realizado 14/05/2011 organizado pela galera do Grupo ClickSP - São Paulo - Sampa - SP (http://www.flickr.com/groups/clicksp/)

Modelos:
Cami Estevam
Erika Ost

Figurino:
Marie Tchibi

Maquiagem:
Bruna Lourenço

Cabelo:
Daniel Roque

sábado, 25 de junho de 2011



O programa desta semana aborda a polêmica causada pelas fotos na primeira página da Folha de São Paulo que mostram um homem de terno e gravata aparentemente fumando crack. As fotos deveriam ou não deveriam ter sido publicadas? A própria ombudsman do jornal condenou a publicação. Enquanto Câmara e Senado não definem uma nova regulação para o exercício do jornalismo, depois da extinção da Lei de Imprensa, não há parâmetros nem pra quem publica, nem pra quem se sente atingido. Como agir? A quem recorrer? Nesta edição do Comitê de Imprensa, Paulo José Cunha recebe os fotógrafos Duda Bentes, professor de fotografia da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, e Lula Marques, coordenador de fotografia da sucursal de Brasília da Folha de São Paulo.

Vejas tais fotos da Folha de São Paulo